sábado, 19 de novembro de 2011

ADOLESCER É ABRIR A CAIXA PRETA DA JORNADA EVOLUTIVA




Adolescer não é mole não – não bastassem os conflitos entre ser e não ser; e o que fazer de nossas vidas na transição desta existência; ainda vamos ter que abrir a caixa preta da nossa evolução.

Atravessar esse momento com equilíbrio; pode fazer toda a diferença no aproveitamento desta etapa da nossa evolução espiritual.

Felizes os que nessa fase estão ancorados numa família capaz de oferecer sustentação; pois esse momento é dos mais importantes para que a experiência em 3D seja proveitosa.

É a fase em que assumimos plenamente o livre/arbítrio na existência. Nela se define os rumos que nossa evolução vai tomar.

Ganhamos de presente o uso da energia sexual na sua plenitude.

Dentre outras ocorrências abre-se a “mala” do inconsciente com uma “chave hormonal” chamada de glândula epífise; e desse momento em diante, fica à mostra sem muita contenção, tudo o que se encontra na bagagem evolutiva do sujeito; e, às vezes isso, espanta os mais desavisados quanto às razões do existir como um ser humano.

Quantas famílias se espantam:
Quem é essa criatura que de repente surgiu entre nós?
Não parece mais ser aquela doce criança!

Nessa época, ativam-se as glândulas que controlam a sexualidade: a epífise, a hipófise e a gônadas (ovários e testículos) que determinam a constituição dos caracteres sexuais secundários; preparando; e integrando o indivíduo para o seu destino, como membro da espécie.

A energia sexual é a segunda força na evolução humana; em importância só perde para a energia mental/emocional que torna o candidato a ser humano um pequeno Deus capaz de criar ou de destruir.
Energia que nos torna um ser manipulador da energia cósmica universal; e que por ser uma energia das mais poderosas a serviço da evolução humana, também é um dos focos de maior sofrimento; devido ao seu uso sem inteligência.
Tudo que muito possibilita; tanto pode ajudar quanto prejudicar; verso e reverso; causa e efeito; ação e reação.

Ser ou não ser?
Ser o quê?

Também nessa fase da vida, aflora todo o programa de trabalho na existência; sob a forma de impulsos, tendências, bloqueios e inibições fixadas em outras épocas; e que já foram atenuadas ou reforçadas pela interação sócio/cultural na infância; por isso, o adolescente costuma assustar os que com ele convivem; pois, de repente, é como se surgisse no meio daquele grupo, um estranho, muitas vezes, mais parecendo um inimigo insatisfeito, revoltado e querelante, um rebelde sem causa do que um filho, um amigo, um colaborador na difícil tarefa de viver.

Um concorrente para quem não superou de forma adequada essa fase?

Essa é uma das fases da existência mais rica em desafios; que teimamos em rotular de problemas.
Daí:
É uma fase de vida das mais problemáticas.
Pois, o adolescente encontra-se nesse momento, numa situação diversa da infância, e que exige dele um posicionamento; ele precisa definir que rumo vai tomar na vida; deve buscar sua independência em todos os sentidos: do financeiro ao afetivo/emocional.
E para o ser humano atual, para os da última hora, tomar decisões, isso, ainda é ao mesmo tempo, tanto um prêmio como um castigo, um paradoxo a ser resolvido segundo os interesses do momento e, nesse momento, é que nos influenciamos uns aos outros, fortemente, tanto para ajudar a progredir quanto para colaborar com o atrasar.

Adolescentes em época de vestibular que ainda não definiram qual a profissão; estão mal assessorados pela família.

Assunto interessante e extenso – mas, um detalhe é da maior importância – sempre foi; mas na atualidade assume um colorido especial:
Definir a sexualidade.
Também, quanto a ela, nesta fase surgem todas as tendências e todos os impulsos de uso da energia sexual; acumuladas ao longo da sua evolução; e nem sempre, a polarização sexual atual condiz com as tendências da alma.

Pais conscientes ajudam os jovens a abrir e a fazer a leitura das gravações da caixa preta da existência que é o adolescer.

Mesmo na maturidade ainda não decifrou sua caixa preta?
Fique alerta – ela está sempre á disposição dos interessados - mas volta a se abrir com a corda toda na fase de menopausa e na andropausa.

Boa leitura.
Boa sorte.

Namastê.

Um comentário: