sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DISCURSO NÃO ENSINA LIMITES




Um dos maiores desafios da vida humana é aprender a lidar com limites; talvez essa seja a causa principal do comportamento limítrofe; praticamente border line em se tratando da evolução; já possível á maioria.

Aprender a lidar com limites é um eterno desafio, igual a estabelecer maturidade: nunca estaremos totalmente maduros.
Estabelecer limites; respeitá-los; superá-los; afrontá-los – quando é hora de fazer o que?

De uma coisa tenho certeza: Não é papagueando que vamos ensinar ou aprender até onde é possível avançar. É obrigação do adulto em todas as instâncias: família, escola e sociedade despertar a criança para o desafio dos limites – um desafio cada vez mais moderno: encontrar a forma correta de fazê-lo.

Na educação discursiva é difícil para a criança lidar com limites.

Não se aprende nem se identifica limites ouvindo, lendo ou assistindo; o exemplo ajuda; mas a experiência ou vivência é tudo.
Boa parte dos adultos perdeu o senso dos seus; se é que os tinham – daí; exemplificam de forma negativa; além disso, impedem a criança de aprender.

Cuidado com os experts teóricos em viver.
A vida é essencialmente democrática e “Socrática”; só não aprende o básico quem não quer. Mas cuidado democracia não é a ditadura da maioria, da normalidade dos padrões...

Desde o nascer esse aprendizado deve ser iniciado nas atividades mais corriqueiras.

Um dos melhores recursos pedagógicos é o ato de alimentar-se.
Lembra do: Você é o que come; quanto come e como o faz.
Exemplo para aprender limites de forma simples - nada de seguir o cruel paradigma dos normais: quanto mais se come mais saúde se têm.
O bebê ansioso ou glutão (de nascença) deve ter seu horário e duração de mamadas regulamentada.
A criança maior deve ser auxiliada a comer apenas o suficiente para não se tornar obesa nem doente; extrapolados os limites deve aprender a suportar o mal estar da cólica; da diarréia; do vômito ou a dor de cabeça.

O horário de dormir e de acordar são limites a serem ensinados.
As interações entre irmãos.
Enfim tudo que compõe o dia a dia é material pedagógico na descoberta dos limites.

Caso as pessoas prestassem um mínimo de atenção ás ocorrências do dia a dia haveria menos border line doentes em hospitais; manicômios; cadeias...

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário