sexta-feira, 20 de agosto de 2010

GENTE ESTILO AMOSTRA GRÁTIS

Amostra grátis é uma jogada de marketing como forma de lançar no mercado alguma coisa desconhecida; para ver se dá certo; de graça claro. Quase sempre funciona; pois, de graça para a maior parte dos “espertos” consumidores – até injeção na testa.

Entre nós, alguns nichos de mercado são movidos a amostra grátis, exemplo, a indústria farmacêutica que usa e abusa dessa forma de propagar seus produtos aos médicos que testam nos pacientes; que por sua vez ficam muito felizes em ganhar o remédio sem pagar nada.
A indústria automobilística usa o test-drive para atrair os compradores. A de alimentos usa a “experimentadinha” no corredor do supermercado – nada a ver com degustação; que costuma ser cara prá burro.

Algumas pessoas para vender suas idéias aos outros vivem dando palpites, um dos tipos mais chatos de amostra grátis, assim como não querendo nada; até que conquistem sua freguesia.

No mercado de trabalho, funcionários em contrato de experiência, são os primeiros a chegar, os últimos a sair, solícitos e pacientes com clientes, chefes, colegas de trabalho – até que sejam contratados.

Com a expansão violenta da oferta no mercado dos relacionamentos; as pessoas estão abusando da oferta de amostra grátis na atitude de ficar prá ver se o cliente gosta.
Mas, como na cósmica lei de oferta e procura; com tanto oferecimento, alguns consumidores estão ficando velhacos; e vivem catando amostra grátis aqui e ali; sem se decidirem a ficar com o produto – talvez em virtude dos altos custos da manutenção. E, segundo eles, nem sempre o conteúdo da amostra grátis é o mesmo do produto.

Mas, quando se trata de relações humanas, o bicho é mais embaixo, e ás vezes, uma rapidinha, tipo amostra grátis, pode custar os olhos da cara; especialmente para produtos caros de pessoas famosas.

O que mantém a bolsa de relacionamentos mais duradouros ainda em alta é a agilidade maior do Procon das relações; está bem mais fácil devolver produtos resultantes de propaganda enganosa. É mais fácil descasar do que casar. Será?

Já pensou a respeito?
Quantas vezes ao dia, você encarna o tipo gente amostra grátis em situações as mais variadas?
Eu já perdi a conta – mas, prometi á minha própria pessoa, vigiar – a começar ficando de bico calado, sempre que possível.

Tenho um amigo “estiloso” que diz estar cansado de servir de amostra grátis para os outros; e que de hora em diante; com ele agora é a lei da selva: matou tem que comer! – Tô fora.

Meu problema, como o da maioria, é querer ser bonzinho e solícito sem ser solicitado; falar fora de hora; palpitar; ajudar quem não pediu – essas besteirinhas básicas que fazemos no dia a dia.

Quem se torna amostra grátis perde logo a auto-estima; pois, na lei de mercado cósmica tudo tem seu preço. Cá entre nós; tudo que é de graça não presta; quanto mais caro melhor...

Nem tanto lá nem tanto cá – o segredo para lidar bem com isso:
FÍ-LO PORQUE QUILO (Jânio Quadros).

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