sábado, 21 de julho de 2012

AGRESSIVIDADE É UM RECURSO PARA VENCER NA VIDA MODERNA?




A agressividade é inata ou aprendida?

    Tendência a atacar com o único motivo de sobrepujar, provocar uma reação no oponente com objetivo de subjugá-lo ou matá-lo.
Na atualidade nem sempre o agressivo ataca de forma explícita, a agressividade torna-se cada vez mais subliminar, camuflada e, portanto, mais difícil de ser erradicada; em alguns meios sociais é quase que, considerada uma virtude necessária para tornar-se um vencedor; sobre os pacatos e cooperativos.
Esse ponto é pouco abordado no conceito bullying; mas ele é fundamental; pois, no bullyie a agressividade e a covardia caminham lado a lado.

     Também podemos citar a atitude de provocar que, é ignorada como um sintoma de agressividade. No entanto, quem provoca quer briga, para mostrar a si mesmo que é mais poderoso (o desejo básico da provocação; uma marca registrada do bullyie; além de subjugar ou humilhar – é esconder o sentimento de menos valia – somente os fracos de caráter provocam).
Essa derivação da agressividade é comum em múltiplas situações da vida moderna e, uma das mais perigosas para a paz íntima e social; pois, como bem diz o ditado popular: “quem procura acha”.

Especialmente quando o “santo não bate”:
No dia a dia na convivência com as pessoas enfrentamos olhares e posturas desafiadoras num entrechoque de bullyies, em especial na vida em família e no trabalho – o conceito de normalidade camufla a postura bullying de viver.

     A quantas anda minha agressividade?
     Ser da paz é ser perdedor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário