domingo, 19 de junho de 2011

DÉFICIT DE ATENÇÃO DOENÇA OU PROBLEMA NA EDUCAÇÃO?



Virou top model no desfile modernoso da Psiquê:
Crianças que não se deixam enquadrar no sistema são problemáticas. A turma que dá trabalho para os normais sempre foi considerada: problema demodê – apenas antigamente os rótulos eram pesados: capetinha, doidinhos, retardados – hoje na Era do politicamente correto: transformaram-se em DDA, DDAH e outros rótulos hipócritas; quase hipopcráticos.

Seu filho é um DDA – pior um DDAH!
Vamos tratá-lo.

O veredicto soa como uma condenação com o habeas corpus embutido no pacote.

O diagnóstico do problema é sempre clínico e raramente essas crianças são portadoras de outras lesões ou distúrbios que podem acompanhar o quadro. Embora, muitos costumem apresentar alterações na coordenação motora e inadequação espaço/temporal.
O diagnóstico deve ser cuidadoso e criterioso, uma vez que vários conflitos circunstanciais podem se manifestar através de comportamentos semelhantes (lares ou ambientes caóticos, desorganizados e conflituosos). É fundamental constatar-se esse padrão de comportamento por um período de seis meses, em ambientes diferentes. O diagnóstico diferencial sempre deve ser feito com a ajuda de um neurologista.

Como já cansaram de dizer: A vida escreve certo por linhas tortas: pais de crianças consideradas problema e rotuladas; se realmente interessadas e assumirem o compromisso, tornam-se experts no problema de seus filhos – pena que ainda vivam atrás de soluções mágicas.

De maneira sucinta vamos tentar entender o famoso DDA.

A percepção se torna consciente através da Atenção.
Que é a focalização consciente e específica sobre alguns aspectos da realidade. Então podemos privilegiar determinados conteúdos e inibir outros, simultaneamente;
É fato que a Atenção é um fenômeno que envolve esforço de concentração sob ação do foco da consciência. Ela pode sofrer a ação de todos os transtornos mentais emocionais – mesmo que as pessoas envolvidas não percebam; como no caso da ansiedade simples; ou nem queiram perceber.
Vários estados emocionais podem alterar a capacidade de Atenção: alternância, intensidade e vigilância.
Atenção pais e mestres: substâncias farmacológicas usadas em demasia na infância; corantes, conservantes e outras drogas que são oferecidas ás crianças na forma de alimentos alteram de forma significativa o padrão de Atenção. Que é uma atitude psicológica baseada num estímulo sensitivo, perceptivo, representativo, afetivo, um desejo, um afeto ou a falta dele – para elaborar conceitos e raciocínio – ou em última análise a própria consciência.

Resumindo:
A educação é que precisa de tratamento.
Reeducar os adultos é emergência para preservar as crianças de serem drogadas indevidamente.

Dica: se observarmos a vida apenas dentro desta experiência nos revoltamos com a forma como as crianças de hoje estão sendo educadas e tratadas; mas, ao alongarmos nossa visão de realidade percebemos que tudo caminha mais ou menos conforme as escolhas anteriores de todos.

Seu filho dá trabalho?
Foi rotulado?

O problema pode estar em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário